3 de outubro de 2009

Ateísmo em debate

Aí eu estava assistindo pelo YOUTUBE porque não tenho Tv a cabo aqui ao programa da GNT, chamado "Saia Justa" do dia 13/05/09 sobre ateísmo. O programa é apresentado pela genial jornalista Monica Waldvogel (espero ter escrito o nome certo) que por alguma ignorância não é utilizada por tv aberta e tem entre suas debatedoras as atrizes Maitê Proença (meu sonho de consumo) e Betty Lago ,além de uma professora de ética cujo nome esqueci (Freud explica o porquê) - Márcia Tibuti - descobri e editei! hehe
Bem, a discussão é bastante interessante e o representante de uma Associação de Ateus que eu descobri através do programa, que existia trouxe à pauta uma questão : por que os cristãos tratam os ateus como a própria representação do mal, ou de Satã na terra ? Isso, nas palavras dele. Eu não estou certo dessa afirmação, embora de uma coisa esteja certo: eu não acredito nisso tão veementemente. Maitê Proença ( que além de linda é inteligentíssima e divertida) cujo único defeito é não ser apaixonada por mim, trouxe uns dados estatísticos em que afirma que os brasileiros preferem, nessa ordem, eleger como presidente da república : um negro, uma mulher, um homossexual e depois, um ateu.
A tal professora de ética trouxe uma frase também interessante : Quem crê em Deus, nos assuntos relativos à moral, tem em Deus seu hálibi, quem não crê, não tem esse hálibi e já é taxado de imoral, de ter problemas de caráter. A discusão toda vale a pena e pode-se partir dela pra um monte de outros posts e discussões, muito embora, falar de religião não seja meu assunto preferido, mas vá lá: Religião, crença em Deus podem ser discutidas apenas como dado cultural, como afirmam Gertz e outros antropólogos ?

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds